TPM: Como Atenuar Sintomas de Maneira Natural?

10 Alimentos Para Turbinar a Imunidade Naturalmente
17/09/2020
Saiba Como Melhorar a Proatividade Entre os Colaboradores da Sua Empresa
03/11/2020

TPM: Como Atenuar Sintomas de Maneira Natural?

Popularmente conhecida como “TPM”, a Tensão Pré-Menstrual é altamente comum entre mulheres de todas as idades. Caracterizada por sintomas físicos e comportamentais, a TPM  pode provocar:

 

  •  Aumento do apetite;
  • Oscilações de humor;
  • Cólicas abdominais;
  • Retenção hídrica;
  • Dores mamárias;
  • Desconforto muscular;
  • E mais.

 

Apesar de incômodas, as complicações atreladas à TPM podem ser atenuadas de com o auxílio de uma alimentação saudável e equilibrada. Gostou da ideia? Confira as dicas que a Equipe Nutribem preparou para você:

 

  1. Carboidratos Complexos

 

Presentes em alimentos como a batata doce, o pão integral, a aveia e as sementes, os carboidratos complexos estimulam a produção de serotonina e equilibram os níveis de glicose, fomentando o bem-estar e atenuando a melancolia e o estresse frequentemente associados à TPM.

 

  1. Cálcio e Magnésio

 

A redução dos níveis de cálcio e magnésio está diretamente atrelada aos sintomas mais comuns da TPM. Invista em laticínios, frutas, hortaliças e grãos para driblá-los de maneira saudável.

 

  1. Vitamina B6

 

Aliada à produção de serotonina e melatonina, a Vitamina B6 presente em alimentos como o salmão, o abacate e a banana reduz o estresse, melhora a qualidade do sono e intensifica as sensações de prazer e bem-estar.

 

  1. Soja

 

Alimentos à base de soja combatem oscilações hormonais, reduzindo o estrogênio – hormônio responsável pelos sintomas da TPM – e equilibrando o funcionamento do organismo.

 

  1. Ômega-3

 

Peixes e frutos do mar são potentes aliados na luta contra as dores ocasionadas pela TPM. Ricos em Ômega 3, estes alimentos aliviam cólicas e desconforto mamário, além de atenuarem a melancolia pré-menstrual.

 

Gostou das dicas? Agora é só elaborar pratos deliciosos  para manter-se feliz e saudável durante a TPM! Para mais conteúdos como este, siga-nos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *