TPM: Como Atenuar Sintomas
de Maneira Natural?

11 de outubro de 2022
Popularmente conhecida como “TPM”, a Tensão Pré-Menstrual é altamente comum entre mulheres de todas as idades. Caracterizada por sintomas físicos e comportamentais, a TPM pode provocar:
• Aumento do apetite;
• Oscilações de humor;
• Cólicas abdominais;
• Retenção hídrica;
• Dores mamárias;
• Desconforto muscular;
• E mais.
Apesar de incômodas, as complicações atreladas à TPM podem ser atenuadas de com o auxílio de uma alimentação saudável e equilibrada. Gostou da ideia? Confira as dicas que a Equipe Nutribem preparou para você:
Conheça alguns alimentos que podem colaborar na prevenção:
1. Carboidratos Complexos
Presentes em alimentos como a batata doce, o pão integral, a aveia e as sementes, os carboidratos complexos estimulam a produção de serotonina e equilibram os níveis de glicose, fomentando o bem-estar e atenuando a melancolia e o estresse frequentemente associados à TPM.
2. Cálcio e Magnésio
A redução dos níveis de cálcio e magnésio está diretamente atrelada aos sintomas mais comuns da TPM. Invista em laticínios, frutas, hortaliças e grãos para driblá-los de maneira saudável.
3. Vitamina B6
Aliada à produção de serotonina e melatonina, a Vitamina B6 presente em alimentos como o salmão, o abacate e a banana reduz o estresse, melhora a qualidade do sono e intensifica as sensações de prazer e bem-estar.
4. Soja
Alimentos à base de soja combatem oscilações hormonais, reduzindo o estrogênio – hormônio responsável pelos sintomas da TPM – e equilibrando o funcionamento do organismo.
5. Ômega-3
Peixes e frutos do mar são potentes aliados na luta contra as dores ocasionadas pela TPM. Ricos em Ômega 3, estes alimentos aliviam cólicas e desconforto mamário, além de atenuarem a melancolia pré-menstrual.
Gostou das dicas? Agora é só elaborar pratos deliciosos para manter-se feliz e saudável durante a TPM! Para mais conteúdos como este, siga-nos nas redes sociais.

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