Temperos Naturais: Conheça
Benefícios, Funções e Dicas

11 de outubro de 2022
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de sódio ideal consiste em 5g diárias. Enquanto isso, grande parte dos cidadãos brasileiros incorporam cerca de 10g de sal às refeições preparadas ao longo do dia-a-dia, preocupando médicos e especialistas.
Quando exagerado, o consumo de sódio pode resultar em problemas cardíacos, mau funcionamento do organismo, paralisação dos rins e envelhecimento precoce. Além de estar presente no sal de cozinha, o sódio pode estar inserido em temperos e alimentos industrializados.
Saborosos e aromáticos, os temperos naturais são uma ótima pedida a quem busca alternativas ao consumo exagerado de sódio. Além de deliciosas, as especiarias naturais possuem propriedades medicinais que poderão auxiliá-lo na prevenção e combate a disfunções gástricas, cardíacas, neurológicas e mais. Confira algumas dicas:
1. Orégano
Repleto de antioxidantes, o orégano auxilia na proteção às células do corpo contra radicais livres e atua como anti-inflamatório e antibacteriano. Além disso, o consumo regular de orégano equilibra a flora intestinal e facilita a absorção de substâncias e nutrientes pelo organismo.
2. Cebolinha
Considerada um dos antibióticos naturais mais eficazes entre os temperos e especiarias, a cebolinha é rica em vitaminas A, C e E, além de conter altas dosagens de magnésio, ferro e cálcio. Quando consumida regularmente, a cebolinha atua como um potente anti-inflamatório, regulador da pressão arterial e redutor do estresse.
3. Alecrim
Potente antioxidante, o alecrim atua na melhora do sistema imunológico e circulação sanguínea. Rico em ácido carnósico, o alecrim atua no combate aos danos causados por radicais livres ao cérebro, além de atuar como um anti-inflamatório natural.
4. Alho
Rico em alicina, o alho combate o alto colesterol e previne coágulos sanguíneos. Além disso, suas propriedades antibacterianas atuam no tratamento de infecções e na prevenção de doenças como o câncer e a diabetes. O consumo diário de alho preserva a saúde do sistema nervoso e apresenta benefícios no combate a disfunções cardíacas e cutâneas.
5. Manjericão
Rico em flavonoides, o manjericão minimiza a oxidação do colesterol na corrente sanguínea, reduzindo o colesterol ruim e controlando a glicemia. Antiestresse e antibacteriana, a especiaria é rica em Vitamina C e atua na redução dos sintomas da bronquite e de outras doenças respiratórias. Além disso, o consumo frequente de manjericão pode auxiliar pacientes prejudicados por dores musculares e articulares.
Além destes, são temperos ricos em vitaminas e nutrientes:
• Coentro;
• Curry;
• Noz-moscada;
• Canela;
• Pimenta;
• Folha de louro;
• Hortelã;
• Tomilho;
• E muito mais!
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Fontes
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Especialista em Produtos Naturais Sara Jaqueline Rissi Teixeira

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